quarta-feira, 1 de maio de 2013

Passeio Público


Localizado no Centro Histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia, o Passeio Público é o primeiro parque ajardinado do Brasil, e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva. 

Mestre Valentim projetou um parque em estilo francês, com alamedas retas, que se cruzavam formando diagonais, ostentando elementos decorativos também criados pelo artista, como chafarizes, estátuas e pavilhões. O belo portão de acesso, em ferro, em estilo rococó, ainda está em seu lugar, destacando-se o brasão com as armas reais e as efígies de Maria I rainha de Portugal, e seu marido, Pedro III de Portugal. Além do par de obeliscos com as inscrições “À Saudade do Rio” e “Ao Amor do Público”, outro destaque do jardim, é o “Chafariz dos Jacarés” que compõe um mesmo conjunto com a “Fonte dos Amores”.

Construído em 1783, o Passeio Público foi o grande ponto de encontro da população carioca nos séculos XVIII e XIX. O desenho original do parque foi alterado em uma reforma promovida em 1864, a pedido do imperador Pedro II do Brasil, pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Embora tendo conservado elementos arquitetônicos e artísticos originais, a repartição dos jardins foi alterada, adotando-se aléias curvas e sinuosas, lagos e pontes e com características do paisagismo romântico. O resultado ficou mais próximo de um jardim ao estilo inglês, imitando um bosque natural.

Outra alteração foi a posição do parque em relação à Baía da Guanabara: se antes o Passeio Público se localizava junto ao mar, os sucessivos aterros, deixaram-no dentro do centro da cidade. O parque foi tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.






Jardin Public

Situé dans le Centre Historique de Rio de Janeiro, bien proche de Lapa, le Passeio Público est le premier parc paysager au Brésil, et a été conçu par l'un des plus grands artistes de l'époque coloniale brésilienne: Mestre Valentim da Fonseca e Silva.

Maître Valentim a conçu un parc à la française, avec ses avenues rectilignes, qui traversaient diagonales avec des éléments décoratifs aussi crées par l'artiste, comme des fontaines, des statues et des pavillons et kiosques. La belle porte d'accès, en fer, en style rococo, est toujours à sa place, avec les effigies de la reine Maria I du Portugal et son mari, Pierre III du Portugal. Outre la paire d'obélisques portant l'inscription « À Saudade do Rio" et "Ao Amor do Público, un autre point fort du jardin est la "Fontaine des Alligators", qui contient le même jeu avec la "Fontaine de l'Amour".

Construit en 1783, ce jardin public était un grand point de rencontre de la population de Rio dans les XVIII e et XIXe siècles. La conception originale du parc a été modifiée en une réforme promue en 1864, à la demande de l'empereur Pedro II du Brésil, par le paysagiste français Auguste Glaziou. Bien qu'ayant conservé des éléments architecturaux et originale, la répartition des jardins a été changé, adoptant courbes et sinueuses ruelles, les étangs et les ponts et les caractéristiques d'aménagement paysager romantique. Le résultat est plus proche d'un jardin à l'anglaise, imitant la forêt naturelle.

Un autre changement a été la position du jardin par rapport á la Baie de Guanabara: avant le jardin public est situé en bord de mer, les décharges successives, vous laissez dans le centre-ville. Le parc a été déclaré, en 1938, par l'Institut du Patrimoine Historique et Artistique National.







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